segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Risoto de Frango e cogumelos

O jantar de Sábado foi risoto de Frango e cogumelos, tinha um peito de frango e como não estava com muita imaginação resolvi fazer um risoto, que até ficou bem delicioso hehe. Aqui fica a receita:

Ingredientes:
  • 1 Peito de frango
  • 1 Chávena de cogumelos laminados
  • 1 1/2 Chávena de arroz para risoto
  • 1 Cebola Picada
  • 1 Dente de alho Picado
  • 2 Folhas de Louro
  • 1dl de Vinho branco
  • 1 Caldo de Galinha KNORR
  • Sal e Pimenta q.b.
  • Queijo Ralado (usei Emmental pois era o que tinha em casa)
  • Coentros q.b.
Preparação:
Comece por cozer o peito de frango em agua temperada com sal, pimenta, o caldo Knorr de Galinha e uma folha de Louro, deixe cozer cerca de 15 minutos e acrescente os cogumelos, deixando cozer mais 5 minutos. Quando estiverem cozidos retire do lume, reserve o caldo da cozedura e desfie o frango.
Entretanto coloque num tacho a cebola e o alho picado e a folha de louro e deixe refogar, quando estiver lourinha acrescente o arroz e deixe fritar um pouco, acrescente a agua da cozedura do frango e cozinhe cerca de 15m, vá juntando mais água se necessário, junte o vinho branco, deixe cozinhar mais um pouco e acrescente o peito de frango desfiado e os cogumelos, junte o queijo ralado e os coentros picados e envolva bem.
Sirva de imediato acompanhado com uma salada de alface e tomate.
Bom Apetite!!

Bolo de Chocolate e Laranja com Glacé

O bolo deste Fim de Semana foi de Chocolate e laranja com Glacé, uma combinação que fica sempre bem!
Aqui fica a receita, espero que gostem:


Ingredientes:
  • 5 Ovos
  • 200gr de Açúcar
  • 300gr de Farinha
  • 100gr de Cacau em pó
  • 200gr de Manteiga amolecida
  • 5 Colheres de sopa de Leite
  • Raspa de 1 Laranja
  • 1 Colher de sopa cheia de Fermento em pó
Glacé:
  • 100gr de Açúcar em pó
  • Sumo de laranja q.b.
Preparação:
Numa tigela junte o açúcar com os ovos e bata bem até fazer espuma, acrescente a raspa da laranja e a manteiga amolecida sem parar de mexer. Vá acrescentando a farinha alternada com o cacau em pó, e o leite, sempre a mexer, por fim acrescente o fermento e bata para misturar.
Coloque a massa numa forma untada e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 35m. Depois de cozido, desenforme e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o Glacé, coloque o açúcar em pó numa tigela e vá adicionando aos poucos o sumo da laranja até obter a consistência desejada.
Verta o Glacé no bolo e sirva-o com um chá a acompanhar.
 Bom Apetite!!!

domingo, 15 de setembro de 2013

Ervas aromáticas e especiarias em Alternativa ao Sal

O post de hoje é sobre o que pudemos utilizar na cozinha em alternativa ao sal.
Muitas vezes para prevenir ou ajudar numa recuperação de algumas doenças é necessário um maior controle do sal que se coloca na comida e como não é necessário comer comida insípida, aqui ficam algumas dicas de ervas aromáticas e especiarias que pudemos usar como uma alternativa ao sal.

Algumas doenças e cuidados a ter:
  • Tensão Arterial - Com o passar da idade, o coração tem de trabalhar mais para fazer passar o sangue pelo organismo, mas alguns vasos sanguíneos podem resistir à passagem do sangue. Com a redução do consumo de sal vai ter excelentes resultados no seu tratamento.
  • Diabetes - A glicose é uma forma de açúcar transportado na corrente sanguínea e é uma fonte de energia, mas a sua presença no nosso organismo deve ser controlada. O seu equilíbrio é feito pela acção da insulina, uma hormona que é produzida pelo Pâncreas. Quem sofre desta doença deve reduzir o sal na sua alimentação, pois possuem uma maior tendência para sofrerem de hipertensão.
  • Osteoporose - Esta doença tem mais impacto nas mulheres, e começa a partir da meia-idade. A descalcificação torna os ossos mais fracos e mais propícios a fracturas. A perda de cálcio é mais acelerada devido ao excessivo consumo de sal.
  • Insuficiência Renal - Acontece quando os rins deixam de conseguir filtrar a água e os componentes químicos do sangue, para depois absorvê-los e expeli-los, consoante as necessidades do organismo. Quem tem esta doença deverá diminuir o consumo de sal devido á capacidade dos rins controlarem os níveis deste no sangue. 
Especiarias e Ervas aromáticas:

Cravinho:
Têm um sabor picante e aroma a flores e frutos tropicais, combina muito bem com pratos de caça, caldeiradas, guisados, estufados, sopas e marinadas.

Manjericão:
É uma erva com um sabor a limão e a jasmim, tem um ligeiro travo picante. Fica excelente em saladas, sopas, marinadas, pratos de massa e em guisados.

Cebolinho:
Tem um sabor parecido com a cebola, mas mais fino e delicado. Fica muito bem com receitas de ovos ou natas. pode ser utilizado em saladas, entradas, sopas, molhos, etc.

Salva:
Não deve ser utilizada em grandes quantidades, pois tem um sabor muito forte. Combina com assados, estufados, molho de tomate, com carne de porco e de vitela.

Pimenta-rosa:
Tem um sabor adocicado e pode ser utilizado em sopas, estufados, guisados, peixe e marisco e em saladas.

Segurelha:
Tem um sabor parecido com a hortelã e o tomilho, vai bem com pratos de feijão, ervilhas, aves, coelho, porco e vitela, combina também bem com peixe como trutas, salmão e em saladas e sopas.

Oregãos:
É uma planta muito aromática, pode ser utilizada fresca ou seca. As folhas frescas são muito boas para esfregar na carne para assar e para pratos de ovos e queijo.
Os secos ficam muito bem em saladas, pizzas, massas e molhos.

Coentros:
Uma erva aromática muito utilizada na cozinha alentejana. Com um cheiro intenso, dá um sabor muito especial a saladas, arroz, sopas, massas e em muitos outros pratos.

Tomilho:
Fica bem com guisados, sopas, grelhados, assados, marinadas e saladas.

Açafrão:
Tem um sabor intenso, basta apenas usar uma pitada, liga bem com receitas de arroz, marisco, guisados de peixe e sopas.

Alecrim:
De sabor picante fica bem com pratos de peixe e de carne, com saladas e sopas.

Aipo:
Tem um aroma caracteristico, e é óptimo em sopas, caldos e cozidos de carne, guisados e estufados.

Salsa:
Adapta-se muito bem a qualquer receita, como carne, peixe, ovos, legumes, guisados, saladas e molhos.

Noz-moscada:
Liga bem com pratos doces ou salgados, deve ser sempre ralada e fica muito bem em purés de batata, suflés, espinafres e omeletes.

Piripiri:
De sabor bem picante, combina com caldeiradas, frango assado, porco e cabrito.

Caril em pó:
Com sabor picante, é ideal para pratos de peixe, molhos, aves, moluscos, arroz, ovos e massas.

Cominhos:
De sabor muito forte e doce, fica muito bem com carne de porco, borrego e vaca, pratos de arroz e vegetais, também liga bem com peixe.

Hortelã:
De sabor fresco e aroma inconfundível é ideal em saladas, sopas, molhos, carne e peixe.

Colorau ou Pimentão doce:
É ideal em guisados, ensopados, carne de porco, bacalhau e pratos de peixe, dá uma cor atractiva á comida.

Estragão:
Com um sabor ligeiramente a anis, combina bem com molhos, saladas e sopas, frango, peixe e ovos.
 
FIM