domingo, 16 de outubro de 2011

Dicas de Cozinha

Cebola menos picante

Para enfraquecer o travo picante da cebola crua, antes de utilizá-la, mergulhe-a durante algum tempo num recipiente com vinagre. Resulta sempre.


Cozer "Al Dente"

Esta é uma expressão italiana que se refere ao estado de cuzedura, geralmente das massas, ligeiramente cruas. mas também pode aplicar-se aos legumes verdes que, quando cozidos, ficam um pouco rijos, quase estaladiços, ao trincar.


Preparar Caramelo

Se costuma ter dificuldade em acertar com o ponto de caramelo, porque fica sempre duro, basta que acrescente umas gotas de sumo de limão. Pode ter a certeza que assim não endurece.


Fritar Batatas

Para que fiquem mais leves e estaladiças, depois de descascadas e cortadas, branquei-as em água fervente. Escorra-as, seque-as e frite-as em óleo quente, a 180ºC. Verifique como ficam mais saborosas.


Conservar Limão

Se pretender guardar uma parte deste fruto, depois de utilizá-lo, saiba que colocando-o dentro de um copo de vidro, com a parte cortada virada para baixo e tapado com papel celofane, conservar-se-á como fresco, durante varios dias.


Amaciar Presunto

Quando se encontrar demasiado seco, não o deite fora. Mergulhe o presunto, fatiado, em leite, cerca de 30 minutos. Retire-o, escorra-o e seque-o com papel de cozinha. Verifique como ficou macio.

sábado, 15 de outubro de 2011

Dicas de Cozinha



 
Cozer leguminosas

Quando cozer leguminosas junte uma pitada de bicarbonato de sódio à água de cozedura. Assim evitará que ervilhas, feijão, grão ou lentilhas, fiquem moles.





Conservar a cor das Bananas

Quando corta bananas às rodelas elas têm tendência a escurecer. Para que isso não aconteça, junte-lhes um pouco de vinho do Porto ou borrife-as com sumo de ananás ou de limão.





Reutilizar Farinha

Se antes de fritar peixe ou qualquer outro alimento, os passou por farinha, mas não a utilizou toda, não a deite fora. Passe-a por um passador e guarde-a num recipiente hermeticamente fechado. Estará óptima da próxima vez que quiser utilizá-la.





Temperar Pepino

O pepino tem muitas vezes um sabor amargo. Uma forma de eliminar esse sabor desagradável consiste em mergulhá-lo, sem casca, num prato com leite e um pouco de açucar. Depois, corte-o em rodelas e tempera a gosto.









Cozinhar Carne

Se vai fazer um assado, antes de cozinhar a carne esfregue-a com uma mistura de azeite e vinagre. Deixe repousar duas horas e ficará muito mais tenra.


Bater Claras

Por vezes acontece as claras não subirem, porque deixámos cair um pouco da gema, ou por qualquer outra razão. Junte-lhes uma colher, das de chá, de vinagre branco e uma pitada de sal e ficarão bem firmes.


Espessar Molhos

Se preparou algum prato especial e o molho ficou um pouco liquido, acrescente uma colher pequena de farinha maizena dissolvida num pouco de água fria.


Eliminar o cheiro a Alho

Depois de picar alho, fica-se com um cheiro nas mãos que teima em não desaparecer. Para se ver livre dele mais facilmente, esfregue as mãos com café moido e lave-as em água corrente.


Amêijoas sem areia

As amêijoas podem ser um prato delicioso ou tornarem-se uma verdadeira tortura, se não libertarem a areia que têm dentro. Deixe-as em água bem salgada, durante algumas horas, e coloque um pano por cima. Depois, é só passá-las por água corrente e cozinhá-las.


Reavivar Limões

Para que estes citrinos não fiquem secos, deixe-os durante toda a noite num recipiente com água e algumas gotas de vinagre. Desta forma, os limões ficarão mais suculentos e darão muito mais sumo quando os espremer.


Conservar Bolo-Rei

Se sobrar bolo-rei, guarde-o no congelador, embrulhado em papel de alumínio. Quando quiser comê-lo, aqueça-o no forno ou na torradeira e corte-o em fatias. Barre-as com manteiga e obtenha assim um pequeno-almoço delicioso e original.


Carne mais suculenta

Para obter uma carne assada mais suculenta, coloque um recipiente com água no forno. Desta forma, cria um ambiente húmido e a carne assa sem secar.


Refogados prontos

Descasque os alhos e a cebola e pique-os. Misture-os e coloque-os num frasco de vidro. Acrescente 1,5 dl de azeite e duas malaguetas. Guarde no frigorifico e, quando precisar de um refogado, é só utilizar.