quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pães de Deus

No Domingo aventurei-me a fazer pães de Deus, infelizmente não os provei pois não gosto de coco, mas a verdade é que eles também só duraram até 2º feira, e só não foram todos no Domingo porque tive de impôr que não pudiam comer mais hihi!!
Espero que gostem.

Ingredientes:
  • (massa)
  • 150ml de leite morno
  • 100ml de água
  • 2 ovos batidos
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 150gr de açucar
  • 100gr de manteiga
  • 600gr de farinha de trigo
  • 20gr de fermento de padeiro ou 1 saqueta de fermipan

  • (cobertura)
  • 100gr de coco ralado
  • 50ml de leite
  • 4 colheres de sopa de açucar
  • 2 ovos batidos
  • umas gotas de limão
Preparação:
Coloque os ingredientes na máquina do pão, pela ordem indicada. Sempre primeiro os liquidos e depois os sólidos, pondo por último o fermento. Seleccione o programa amassar, ou massa. Quando terminar, retire da cuba e parta a massa em bolinhas. Deixe repousar até dobrarem de volume.
Entretanto faça a massa de coco, junte os ingredientes pela ordem acima mencionada e mexa tudo. Para finalizar, quando a massa estiver com o tamanho deseja-do, colocar a cobertura em cima das bolas de massa e pincelar com uma gema de ovo. Leve ao formo a 180º, até ficarem douradinhas, cerca de 15 minutos. Verifique se estão cozidos com o teste do palito. Retire do forno e quando estiverem frios polvilhe com açucar em pó.



Espero que gostem e Bom Apetite!!

domingo, 28 de outubro de 2012

Alimentos que dão Saúde

Existem muitos alimentos que nos ajudam nos mais diversos problemas de saúde, conheça alguns e as suas caracteristicas.

A nossa alimentação deve ser equilibrada, pobre em gorduras e açucares e rica em fibra, fruta e vegetais, mas nem sempre é fácil seleccionar os melhores ingredientes para a nossa dieta. Para ajudar aqui ficam algumas caracteristicas nutricionais mais importantes de alguns alimentos.

Feijão:
Combate o colesterol, tem 348,7 kcal por 100 gr. Os grãos, secos ou frescos, são uma excelente fonte de proteínas. Ricos em fibras, vitamina A, B1 e C, potássio, cálcio, magnésio e ferro. A dieta rica em leguminosas reduz o colesterol e o açúcar no sangue. Consuma 4 doses por semana.

Aveia:

Óptima para manter a linha, tem 317,9 Kcal por 100 gr. Contém glúten. Ao descascar, a maior parte da casca sai, no entanto, o gérmen fica intacto. A farinha de aveia é rica em proteínas e óleos. o farelo contém fibras solúveis que baixam o colesterol. Consuma 15 gr de fibra por dia.

Salmão

Diminui o risco de trombose, tem 180 kcal por 100 gr. Contém ómega 3 que evita problemas cardíacos e circulatórios. Rico em proteínas, ácidos gordos essenciais e vitaminas A, B12 e D. Especialistas defendem que reduz o risco de trombose. Defumado mantém a vitamina D.

Tomate:
Excelente para emagrecer, tem 25 kcal por 100 gr. É antioxidante, rico em fibras, vitamina C, E e B e minerais. Contém ainda cálcio, ferro, fósforo e potássio. Consuma-o diariamente. Por ter poucas calorias, é útil em dietas de emagrecimento.

Espinafre:

Previne o cancro, tem 22 kcal por 100 gr. É uma excelente fonte de caroteno, vitamina C e B6, que ajudam a prevenir o cancro. Tem, ainda, potássio, ácido fólico, cálcio, fósforo e ferro. Em saladas é saboroso, mas deve ser bem lavado para eliminar vestígios de terra ou pesticidas. Cru é uma óptima fonte de betacaroteno. Ingira uma ou duas doses por dia.

Laranja:
Ideal para a pele, tem 45,5 kcal por 100 gr. É rica em vitamina B e C, fibra, tiamina, ácido fólico e pectina (fibra dietética solúvel, presente nas películas que separam os gomos). A vitamina C é um constituinte do colagénio, fundamental para a pele e protege o organismo contra indicações bacterianas. Beba um copo de sumo por dia.

Soja:
Indicado na menopausa, tem 52 kcal por 100 gr. O feijão de soja é rico em proteínas e permite produzir óleo, leite, tofu, farinha e molho. Rica em potássio e fonte de magnésio, fósforo, ferro, ácido fólico e vitamina E. Alimento recomendado na fase da menopausa. Contém vitamina B6, importante para o sistema nervoso.

Brócolos:

Contra o stresse, têm 37 kcal por 100 gr. Ricos em fibras, ácido fólico, ferro, potássio, cálcio, vitamina C e betacaroteno. Produz um efeito calmante. Antes de os cozinhar mergulhe-os em vinagre por alguns minutos. Coza-os em água fervente temperada de sal. Consuma-os uma vez por dia.

Salmão, um peixe delicado e rico!

As caracteristicas do Salmão permitem que este seja preparado de várias formas e sempre sem perder qualidades.

Valor nutricional: É um peixe gordo, cada 100 gr tem 115 Kcal, Óptima fonte de ácidos gordos ómega 3, importantes para a prevenção d problemas cardíacos e circulatórios e de vitamina B12, essencial para as células nervosas.

Fresco: Deverá ter olhos gelatinosos, translúcidos e salientes. Escamas bem agarradas à pele, brilhantes e húmidas. A guelra com um tom vermelho vivo. A carne e a pele firmes, resistindo à pressão dos dedos.

Congelado: Neste caso, também não se deve descuidar. Verifique se a embalagem está hermeticamente fechada e sem gelo no interior. O salmão mantém a cor inicial, para além de estar envolto numa camada de gelo fina e homogénea. Se está dentro do prazo de validade.

Fumado: Repare se está numa embalagem bem fechada e sem gelo no interior. Colocado numa zona fria, se mantém a cor de origem e se está dentro do prazo de validade.

Conservar: Transporte-o num saco isotérmico até casa. Para guardá-lo fresco no frigorífico, envolva-o num pano húmido. Para congelá-lo, embale-o inteiro ou em postas, em sacos próprios.

Dicas para a preparação de Pudins

Os pudins são uma sobremesa única e deliciosa. Para puder alcançar um aspecto irresistivél no final, tem que se ser cuidadoso na sua preparação. Aqui ficam alguns conselhos para facilitar na sua preparação:

Preparações:
  1.  Ao preparar as caldas de açúcar, mexa os ingredientes que as compõem, antes de estes irem ao lume. Limpe também as paredes do tacho com um pincel molhado em água fria, pois os cristais de açúcar salpicados passam rapidamente a caramelo e sujam a calda.
  2. Para que os pudins fiquem finos e mais aveludados, filtre o preparado, passando-o por uma rede fina. Este caso não se aplica a preparados que tenham sólidos misturados, como pão, frutos secos, requeijão ou outros.
  3. Se tiver de distribuir o preparado por forminhas individuais, forre primeiro o tabuleiro com um pano de cozinha. Depois, encha com água e, só no fim, é que coloque as forminhas. Esta técnica evita que as forminhas deslizem na altura de as levar ao forno.
Caramelizar as Formas:

Num tachinho, misture 200 gr de açúcar com 0,5dl de água. Leve ao lume alto, sem mexer, até obter o tom dourado. Para que o caramelo não solidifique, retire-o do lume depois de pronto e junte-lhe 6 colheres de sopa de água quente. Mexa e leve ao lume, de novo, só para ligar.
  1. Verta o caramelo na forma, cubrindo a chaminé e o fundo.
  2. Peque na forma e faça deslizar o caramelo pelas paredes. Esta operação deve ser feita delicadamente, para que toda a forma fique caramelizada por completo e uniforme.
  3. Para as formas caneladas faça da seguinte forma: depois de caramelizada, deixe secar e caramelize de novo. Desta forma é mais fácil desenformar o pudim.
Cozedura:
  1. Na panela de pressão: verta o preparado para dentro de uma forma com tampa.
  2. Coloque a forma fechada dentro da panela e encha com água fria, até metade da forma. Tape, coloque a tampa da panela de pressão e feche, e quando começar a ferver conte 15 minutos.
  3. Banho-maria: ligue o forno na temperatura recomendada. Coloque o pudim dentro de um recipiente e encha com água. Quando a água estiver quente e o forno na temperatura desejada, transfira o banho-maria para dentro do forno.
  4. Para verificar se o pudim está cozido, espete-lhe um palito de madeira, sem retirá-lo do forno. Se este sair húmido tem de cozê-lo por mais uns minutos. se o palito sair completamente seco, o pudim está bem cozido.
Desenformar:

Antes de desenformar o pudim, verifique se o mesmo está completamente frio, caso contrário, desmanchar-se-á.
  1. Coloque um prato de servir, muito bem centrado, sobre a forma.
  2. Volte-o, com um movimento rápido e retire a forma com cuidado.
Dica: Para desenformar sem dificuldade, passe em toda a volta da forma com uma faca de cozinha, de ponta afiada, até desprender os pudins por completo. De seguida, volte-os com cuidado para um prato e dê-lhes uma pancada leve.

Marinadas para Carne de Porco

Para que o sabor dos assados fique uma delicia, a carne deve ser mergulhada numa mistura de ervas aromáticas e condimentos, de preferência de um dia para o outro. A gordura deve sempre fazer parte deste tipo de tempero, pois assim conserva a carne na própria marinada.

  • Vinho branco e Tomilho: Misture bem 2 dentes de alho com 1dl de vinho branco, sal, pimenta em grão, 0,5dl de azeite e um pouco de tomilho.
  • Cerveja: Junte 3 dentes de alho com um raminho de alecrim, 1 colher se sobremesa de pimenta em grão, 1 folha de louro, 1,5dl de cerveja e 0,5dl de azeite.
  • Vinho branco e Salva: Envolva 1,5dl de vinho branco com 3 dentes de alho, 1 folha de louro, sal, 2 colheres de sopa de massa de pimentão, 0,5dl de azeite e um raminho de salva.
  • Vinho do Porto: Misture 2 colheres de sopa de massa de pimentão com 3 dentes de alho, sal, 1 colher de chá de pimenta em grão, 1 folha de louro, 1 cálice de vinho do Porto e 0,5dl de azeite.

Conselhos para correcta utilização do Forno para Assar carnes!

Algumas dicas melhor utilizar o seu forno quando assar algum tipo de carnes!

  • Comece por ligar o forno 10 minutos antes de colocar a carne no mesmo.
  • Se comprar carne sem osso, calcule cerca de 250 gr por pessoa.
  • Por cada Kilo de carne, sem osso, o forno demora cerca de 40 a 50 minutos a assá-la, à temperatura de 180ºC.
  • No caso de comprar carne com osso, calcule cerca de 300 gr por pessoa.
  • Por cada kilo de carne com osso o forno demora cerca de 1h00m a 1h10m a assá-la, à temperatura de 180ºC.
  • Abra a porta o menos possível para evitar perdas de calor.
  • Coloque o tabuleiro no centro do forno, onde o calor é mais uniforme.
  • Não encha o tabuleiro com demasiada água ou outro liquido, lembre-se que a função do forno é assar e não cozer.
  • Vá regando a peça com o próprio molho.

Dicas de Limpeza de pequenos e grandes Electrodomésticos

Aqui ficam algumas dicas e conselhos para a facilitar a limpeza de alguns electrodomésticos, espero que vos seja utíl!!

Forno:
O forno poderá estar sempre impecável se o limpar com uma solução de vinagre branco e água. humedeça um pano limpo com esta mistura e passe suavemente pelas paredes do forno.

Frigorífico:
Pode-se recorrer a várias receitas para limpar o interior do frigorífico, mas esta é mesmo muito boa! Junte sal, bicarbonato de sódio e água. Passe toda a zona com um pano limpo embebido neste preparado, depois é só limpar com água limpa.

Máquina da Loiça:
Para ajudar a manter limpa e com um cheiro agradável a zona de escoamento da máquina de lavar loiça, junte 1/2 chávena de vinagre branco quando iniciar um ciclo de enxugamento.

Máquina do Café:
Para que a máquina do café fique limpa e sem cheiros, encha o reservatório com vinagre e proceda como se fosse tirar um café. Verá como o calcario e sujidade desaparece.

Limpeza do Lava-Loiça:
Para não ter nenhuma surpresa desagradável deve manter sempre os canos sob vigilância.
Saiba tudo o que deve fazer:
  1. Mesmo que o lava-loiça escoe bem, evite deitar nele gorduras derretidas ou óleo quente, porque depois será dificil ver-se livre deste tipo de resíduos.
  2. Tome o hábito de todos os dias deixar a torneira aberta durante 1 minuto. As canalizações por vezes entopem porque não passa por elas, com a devida regularidade, água em quantidades suficientes.
  3. Uma vez por mês encha de água bem quente o lava-loiça. Retire a tampa e deixe escorrer normalmente. Verá que enquanto a operação decorre, muitas das gorduras que se foram acumulando irão pelo cano com a água limpa.
  4. Se o cano for em forma de U, o desemtupidor normal não ajudará a resolver o problema. O que tem a fazer? Coloque um balde debaixo da curva e desaperte-a. Introduza com cuidado um bocado de arame pelo cano até verificar que começa a escoar naturalmente.
  5. Há quem recorra á coca-cola para desemtupir os canos. Acredite que resulta!!!
  6. Uma das soluções é deitar um pouco de vinagre e de bicarbonato de sódio, vertendo de seguida água a ferver.
  7. Se escolher produtos quimicos para ajudar no desemtupimentp, cuidado com os que escolhe, pois alguns podem solidificar dentro do cano e agravar a situação.

sábado, 27 de outubro de 2012

Cogumelos


Bem lavados:
Os cogumelos devem ser lavados num recipiente com água e rodelas de limão grossas. Esfregue-os bem para que saia a maior parte da sujidade.

Retirar a pele:
Antes de cozinhar os cogumelos paris, deve retirar a pele fina que envolve o chapéu. Primeiro, corte um pouco do pé e raspe-o. De seguida, e auxiliando-se de uma faca, puxe a pele do chapéu de baixo para cima.

Sabores realçados:
Devido a conterem uma substância de nome glutamato, os cogumelos shiitake são óptimos para realçar o sabor dos outros alimentos. O seu próprio sabor é muito semelhante à carne.

Pescada

Às Postas:
Comprou uma pescada inteira e quer cortá-la ás postas? Coloque o peixe no congelador durante cerca de meia hora, porque assim ficará com uma consistência mais dura e será mais facíl de cortar.

Postas bem enfarinhadas:
Para enfarinhar postas de pescada, antes de as fritar, é colocar as postas dentro de um saco de plástico, juntamente com a farinha, e agitar. Não sujará nem a loiça nem as mãos.

Mãos sem cheiro a peixe:
esteve a arranjar peixe e as mãos ficaram com aquele cheiro a peixe desagradável? Não stresse, junte umas gotas de água de flor de laranjeira na água em que lavar as mãos e verá que o mau cheiro desaparece com facilidade.

Descongelar com urgência:
Esqueceu-se de deixar o peixe a descongelar e precisa de cozinhá-lo para o almoço? Coloque-o em bastante água fria com 3 colheres de sopa de sal, durante 1 hora até que ele perca a consistência dura. lave à torneira e seque com um pano limpo. Está pronto a cozinhar.

Rissóis mais económicos:
Os rissóis são óptimos para aproveitar sobras de carne ou de peixe. Em vez de recorrer propositadamente aos camarões aproveite os restos da pescada cozida que sobrou e os seus rissóis ficarão bastante mais económicos.

Frango


Condimentos:
A carne de frango combina bem com as seguintes ervas aromáticas: salsa, salva, tomilho, rosmaninho, louro, manjericão e manjerona. E com as seguintes especiarias: caril, paprica, cravinho-da-índia, açafrão e cominhos.

Bem Dourado:
Se quiser que o frango fique com aspecto douradinho, passe-o por leite e depois por farinha antes de o levar a assar. A pele ficará também muito estaladiça.

Conservar:
O frango deve ser guardado no frigorífico até ser cozinhado nas horas seguintes. Caso não o cozinhe no próprio dia, deve congelá-lo. No frigorífico, coloque esta ave distanciada dos alimentos cozinhados.

Sabor fresco:
Pique 1 limão e coloque-o no interior de um frango inteiro. Tempere-o a gosto e leve-o ao forno. Verá como o seu sabor ficará fresco.

CASTANHAS


Compota macia:
Quer fazer uma compota de castanhas macia, sem grumos e mais saborosa? Quando fizer o puré, passe as castanhas pelo passador enquanto estiverem quentes e no final da receita junte-lhe umas colheres de aguardente ou de conhaque. Deixe o preparado amornar e guarde em frascos bem vedados.

Adeus cascas:
Se não sabe como se ver livre das cascas das castanhas com facilidade, faça uma fenda e ponha-as sobre lume vivo cobertas de água. Depois de terem cozido cerca de 3 minutos a pele sairá sem problemas.

Ao natural:
As castanhas podem ser saboreadas de várias maneiras e são óptimas como acompanhemento de carne assada. Ao natural são igualmente uma delicia. Quando assadas devem ser temperadas com sal grosso e se forem cozidas não se esqueçam de juntar erva-doce à água.

Valor Nutricional:
A castanha é muito rica em amido e por esta razão pode-se tornar indigesta. Como tal, mastigue-a bem para que o organismo a absorva convenientemente. É ainda pobre em gurduras, rica em fósforo, cálcio e ferro. Este fruto possui ainda uma quantidade razoável de vitamina B1.

Dicas para LEGUMES


Picar Salsa:
Forme um molho com os ramos de salsa e mergulhe-o num recipiente com água para os lavar. Escorra bem e coloque sobre uma tábua de cozinha. Utilize uma faca afiada e comece a picar no sentido dos caules para as folhas. Segure o molhinho com uma mão, mantendo os ramos bem juntos, ao mesmo tempo que corta com a outra.

Truque:
A cenoura ralada pode ser um bom adoçante para o molho de tomate que ficou ácido. Para além disso, ajuda ainda a engrossar o molho.

Retirar os fios do Feijão Verde:
Por vezes, e depende da qualidade do feijão verde, é desagradável retirar os fios que estes têm. Se for o caso, escalde-o ligeiramente num pouco de água e sal. De seguida, escorra, corte as extremidades e solte os fios.

Couve-flor perfeita:
Evite que a couve-flor fique amarela depois de cozida, adicionado cerca de 2 colheres de sopa de leite à água da cozedura.

Poupe os nutrientes:
A maior parte dos nutrientes dos legumes encontram-se na sua casca, à qual não damos a devida importância. Por exemplo, nem sempre é necessário descascar a cenoura. Raspe-a apenas se a casca estiver um pouco rugosa e velha. Assim poupará os nutrientes.

Beringela Assada:
Experimente um bom acompanhamento para qualquer tipo de prato de peixe ou carne: Lave bem 3 beringelas, descasque apenas uma delas e corte-a aos gomos. Corte outra ao meio, sobre o comprimento, e a restante às rodelas com cerca de 2 cm de grossura. Coloque todos estes pedaços sobre a grelha do forno que, por sua vez, deve colocar sobre o tabuleiro. Tempere com bastante sal grosso, leve ao forno e deixe assar.

Dicas para CARNE


Amaciar:
Para amaciar uma peça de carne grande, esfregue-a bem com azeite e vinagre e deixe repousar cerca de 2 horas antes de levar a assar no forno.

Churrasco Tenro:
Antes de fazer um Churrasco deixe a carne num molho com sal grosso, sumo de laranja, sumo de limão e coca-cola. A carne ficará mais tenra e macia.

Mistura para Assados:
Se quer obter um soculento assado de porco, antes de o cozinhar deixe, durante algumas horas, a marinar numa mistura de tomilho, louro, cebolinho, salva e manjericão. Para acompanhar este prato tem varias opções, tais como a batata corada, as couves-de-bruxelas, ou se preferir também pode optar por ameixas secas ou puré de maçãs.

Conservação:
A carne de porco deve ser consumida fresca, mas se necessitar de a guardar, tenha em conta alguns pormenores! Comece por cortar os pedaços e embalá-los muito bem em sacos de plástico. De seguida colo uma etiqueta em casa saco, com o nome da peça e a data de conservação e reserve no congelador. Se preferir guardar no frigorifico, deixe de molho numa marinada e consuma num prazo de 2 a 3 dias.

Entrecosto perfumado:
Quanto mais tempo deixar o entrecosto a marinar, mais perfumado e saboroso ele ficará. Deixe-o durante 12 horas no seguinte preparado: concentrado de tomate, moljo de soja, cebola picada, caldo de aves, sal e pimenta.

Truques sobre o Limão


Boa Escolha:
Compre limões com casca fina e que sejam pesados, pois são aqueles que mais sumo têm. Evite comprá-los ainda verdes, se lhes tocar e cederem logeiramente à pressão dos dedos significa que estão maduros, logo ideais para serem usados.

Conservação:
Os limões aguentam muito tempo no frigorifico, podem ser guardados no frio por cerca de 4 semanas, mantidos na divisão dos alimentos frescos. se por acaso usou apenas metade do limão guarde a que sobrou no frio, colocada numa chávena de água, com a parte cortada para baixo.

Se quer apenas umas gotas:
Se for utilizar apenas umas gotas de sumo, faça um furo no limão, com a ajuda de um palito e esprema a quantidade necessária. Depois guarde o limão no frigorifico.

Lavar bem a casca:
A casca do limão deve ser bem lavada antes de qualquer preparação culinária. Seja para ralar a sua casca ou para extrair apenas umas gotas de sumo, este principio deve ser lei, pois a casca do limão costuma acusar a presença de fungicidas e pesticidas. Lave a casca apenas entes de os utilizar. Raspe apenas a parte amarela, a parte branca pode alterar o sabor da receita e torná-la amarga.

Substituto do Vinagre:
Em época de saladas variadas como é o Verão, o limão pode bem substituir o vinagre nos temperos. Uma sugestão pois o limão tem um alto teor nutricional assim como um agradável e natural sabor.

Para desintoxicar:
O limão tem um grande poder desintoxicante em virtude de ser um bom auxiliar na eliminação de toxinas. Se quer aproveitar esta vantagem, pode começar o dia a beber uma solução de água e sumo de limão, em jejum.