quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Bolo Pão de Ló com Chantilly e Pêssego

Hoje trago-vos mais uma receita do jantar de aniversário do meu Pai.
O bolo de anos que lhe fiz. Por norma faço mais é bolos em Pasta de Açúcar, mas como na família o pessoal não aprecia muito a pasta e gostam é do tradicional bolo com creme de chantilly, resolvi fazer um com fruta, neste caso escolhi o pêssego!
E cá vai a receita:


Pão de Ló com Chantilly e Pêssegos: 
 Ingredientes:

  • Para o Pão de Ló:
  • 200gr de Açúcar;
  • 6 Ovos;
  • 150gr de farinha sem fermento.
  • Para o recheio e cobertura:
  • 60gr de Açúcar;
  • 400ml de natas;
  • 3 Folhas de Gelatina;
  • 1 Frasco de doce de Morango Ou de pêssego;
  • 1 Lata de Pêssego em calda.
Preparação:
Fiz 2 bolos, por isso dividi a massa em 2.
Comece por untar as formas redondas com cerca de 20cm de diâmetro, e polvilhe com farinha, reserve.
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Para o pão de ló, bata o açúcar com os ovos, até começar a ficar uma massa esbranquiçada e esta dobrar de tamanho, cerca de uns 5 minutos a bater numa velocidade alta.
Depois junte aos poucos a farinha peneirada e envolva suavemente, até obter uma massa homogénea.
Divida a massa em 2 e coloque nas formas, leve ao forno cerca de 20m, faça o teste do palito para confirmar que está cozido.
Retire do forno para uma rede e deixe arrefecer por completo.
Entretanto abra a lata do pêssego, retire metade dos pêssegos e parta-os em pedacinhos bem pequenos, deixe-os em papel absorvente para secarem um pouco e retirar o excesso de calda.
O restante pêssego, parta-o em gomos para a decoração, e coloque-o também em papel absorvente.
Prepare o chantilly, coloque numa taça as folhas de gelatina em água e reserve.
Coloque as natas numa taça, mas retire 2 colheres de sopa para depois juntar à gelatina, bata as natas na velocidade máxima da batedeira, quando estas começarem a engrossar um pouco, junte o açúcar e bata até ficarem firmes.
Aqueça as 2 colheres de sopa de natas que reservou e junte a gelatina escorrida, para que esta derreta. Sem parar de bater as natas, junte o preparado de gelatina e mexa bem. Reserve.
Comece a montar o bolo, corte os bolos ao meio, recheie a primeira base com o doce de sua preferência, depois coloque um pouco de chantilly e espalhe bem e coloque um pouco do pêssego aos pedacinhos, coloque a outra base do pão de ló por cima e repita toda esta operação até acabar as bases, ficará com um bolo com 4 camadas de recheio. Depois é só cobrir o bolo com o restante chantilly e decorar com o pêssego em gomos. Leve ao frigorífico até à hora de servir para que fique bem fresquinho.   

Bom Apetite!!

Sem comentários: